Os talentos esportivos e técnicos de Jundiaí na modalidade de Atletismo renderam à cidade a classificação como Centro de Formação, selecionado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Com a definição, os professores e treinadores das equipes do TIME Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), receberão treinamentos específicos oferecidos pela entidade nacional, com o foco na formação de talentos para representar o Brasil nas próximas Olimpíadas.

O treinador Robson Mian, responsável pela modalidade na UGEL, comemora o resultado. “Jundiaí é um celeiro de talentos. Vários nomes que representaram o Brasil na modalidade passaram ou nasceram em Jundiaí. A nossa qualidade em termos de equipamentos e de pessoas é coroada com a classificação como Centro de Formação de Atletismo”, explica. O professor lançou, recentemente, um livro sobre a modalidade.

Atualmente, 58 atletas estão em treinamento pela modalidade no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nicolino de Luca. De acordo com o treinador, existe potencial para ampliação no número de atletas em 10%. “Existem vagas para mais alunos. As turmas começam a partir dos 6 anos e se estendem até a idade adulta. Temos atletas de 82 anos representando o Brasil, na Espanha”, comenta.

De acordo com o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a classificação da cidade valoriza o esporte e as medidas adotadas pela gestão. “A UGEL tem como foco formar novos talentos, objetivo principal da Confederação Brasileira de Atletismo. As capacitações resultam em melhores resultados na competições”, comenta.

Jundiaí tem ótimo retrospecto na modalidade, sendo tri-campeã consecutiva nos Jogos Regionais na modalidade e, neste ano, alcançando a segunda colocação, com equipe renovada. Os atletas do TIME Jundiaí terão, até o final do ano, os desafios dos Jogos Abertos, Campeonato Brasileiro Máster, Campeonato Estadual Sub16 e Sub18 e Troféu Brasil.