Encerram-se nesta sexta-feira (31), às 23h59, as inscrições online para a 14ª Olimpíada de Redação, promovido pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot da Unidade de Gestão de Educação (UGE). Os interessados podem inscrever seus textos de até 5.100 caracteres através do site da Prefeitura.

A edição deste ano do concurso traz como tema central uma inspiração na obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven através da frase “A melodia é a vida sensível da poesia”.

Além do tema geral, as propostas têm subdivisões temáticas: gênero acróstico para a categoria Pré-mirim (1º e 2º ano do Ensino Fundamental 1); gênero frases rimadas para a categoria Mirim (3º e 4º ano do Ensino Fundamental 1); gênero paródia musical em forma poética para a categoria Infantil (5º ano do Ensino Fundamental 1 e 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2); gênero dissertativo-argumentativo para a categoria Juvenil (1º ao 3º ano do Ensino Médio regular ou técnico); e gênero memórias na categoria Adulta (acima de 18 anos, desde que não esteja matriculado no Ensino Médio regular ou técnico).

A Olimpíada é voltada aos jundiaienses e ao público em geral e tem como proposta incentivar a leitura, estimular a escrita e a criatividade, revelando novos talentos literários em todas as idades. Cada participante pode inscrever uma obra.

Mais informações podem ser obtidas no edital UGE nº 001/2018, publicado nas páginas 37 e 38 da edição 4402 da Imprensa Oficial, de 23 de maio de 2018.

Premiação
Serão selecionadas cinco redações por categoria, totalizando 25 textos. Os prêmios serão em dinheiro e os valores vão de R$ 2.500 para o primeiro colocado de cada categoria a R$ 1.300 para o quinto colocado de cada categoria. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 26 de outubro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).