Prefeito: oportunidade para que as pessoas deixem o aluguel

O casal Manoel Messias Santos e Francislaine Silva Santos, moradores do Jardim Tulipas, demonstrava um misto de ansiedade e alegria na tarde de quinta-feira (12), na sede da  Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), enquanto assinavam o contrato de financiamento da sua casa nova. Eles estão entre as famílias que vão ocupar as 36 unidades do Residencial Camélia, na Vila Padre Renato, em Jundiaí, a ser construído pela VVC Empreendimentos Imobiliários por meio do programa “Viver Aqui”, que viabiliza a compra de moradias populares por famílias cadastradas na Fundação.

“Estou muito feliz com a compra do meu primeiro imóvel. Atualmente pago aluguel e é muito melhor pagar algo que será nosso no futuro. Não vejo a hora de me mudar”, disse Manoel, que trabalha como operador de máquinas. Pai de dois filhos, ele foi um dos 22 beneficiados da lista especial da Fumas (pessoas com no mínimo dois dependentes e que moram há no mínimo cinco anos em Jundiaí).

Já Carla Santos foi uma das duas beneficiadas da lista de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Ela mora há mais de 20 anos no Morada das Vinhas e também paga aluguel. “Vou me mudar com o meu marido assim que minha casa nova ficar pronta. Estamos radiantes”, contou. Também foram beneficiadas 4 pessoas da lista de idosos e 8 da lista de demanda geral.

O Prefeito Luiz Fernando Machado esteve com algumas das famílias contempladas e comentou sobre a oportunidade para que as pessoas deixem o aluguel. 

Não há nada mais essencial do que assegurar o sonho e o direito da casa própria. Sabemos que é difícil comprar uma casa por conta do valor alto da prestação, e o programa vem justamente facilitar o acesso à moradia, com uma parcela pequena”, disse o prefeito.

Moradia digna

A superintendente da Fumas, Solange Marques, destacou a importância do empreendimento na redução do déficit habitacional do Município. “Estamos trabalhando diariamente para viabilizar novos projetos como esse, com uso de área pública”, pontuou, antes de ressaltar a alegria de ver as famílias assinando contrato. “São sonhos realizados. É muito gratificante ver as pessoas conseguirem uma moradia digna”, completou.

Todo o processo levou cerca de 8 meses, desde o chamamento público para as construtoras até a assinatura do contrato nesta quinta-feira. As 36 unidades foram vendidas, cada uma, por R$ 145.406,00, totalizando um investimento de R$ 5,234 milhões. A Caixa Econômica Federal financiou até, no máximo, 80% do valor de cada apartamento, sendo os outros 20% pagos pelos beneficiados com uso do FGTS e de recursos próprios.

De acordo com a Fumas, as obras iniciam já na próxima segunda-feira (16), com prazo de conclusão em, no máximo, 18 meses.