As vacinas contra o vírus da influeza estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. Com a aproximação dos dias mais frios e o feriado da Páscoa, a orientação dos técnicos da Vigilância Epidemiológica (VE) é para que a população formada por crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas, busquem a dose, o quanto antes. A partir do dia 22, as doses serão liberadas para idosos, doentes crônicos, professores e profissionais da saúde.

Segundo a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a dose da vacina contra a gripe demora até 10 dias para imunizar o organismo.

Quanto antes tomarem a vacina, mais cedo ficarão imunizados contra a doença. Deixar para mais tarde, além de ampliar o risco de contágio, ainda poderá gerar filas, já que mais pessoas serão inseridas, conforme plano do Ministério da Saúde (MS)”, argumenta Maria do Carmo Possidente.

Entre todas as faixas habilitadas para a vacinação pelo MS, Jundiaí soma 95 mil pessoas. A meta de imunização preconizada é de 90%. A oferta da dose é feita em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, nesta semana, até quarta-feira (27). Nos demais dias, o atendimento é de segunda a sexta-feira. Já no sábado, 4 de maio, Dia D, haverá esquema especial de vacinação, das 8h às 17h, nas unidades: Clínica da Família, UBS Retiro, UBS Rami, UBS Santa Gertrudes, UBS Caxambu, UBS Tamoio, UBS Aparecida, UBS Anhangabaú, UBS Hortolândia e UBS Rio Branco.