A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Governo, reuniu na segunda-feira, 17/12, um grupo de empresários na Sala de Reuniões do Gabinete, para a criação do Conselho de Notáveis. O prefeito Rogério Lins, o chefe de Gabinete, José Carlos Vido, e o secretário de Governo, Sérgio Di Nizo, comandaram o encontro, que objetiva a aproximação com entidades e associações.

“Os senhores representam os sentimentos de Osasco na construção de uma cidade melhor. Queremos criar um grupo com os senhores, via whatsapp, para que possamos trocar informações e, para que, nos deem sugestões. Dessa forma, construiremos juntos o que a nossa cidade precisa”, explicou.

Lins informou que Osasco obteve a sua melhor nota no ranking da transparência. “No último relatório do Transparência, nós tínhamos a nota 0,2. Agora temos a nota de 8,14 entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Isso quer dizer que somos hoje a terceira mais transparente, quando considerado esse número de habitantes”, disse, acrescentando os investimentos realizados pela administração pública, como o aumento de 77% no orçamento da Segurança Pública. “Também dobramos o número do efetivo da Guarda Civil Municipal, contratamos novas viaturas para que possamos trocá-las rapidamente caso haja problemas mecânicos, implantamos o COI (Centro de Operações Integradas) e implantaremos nos próximos dias os aplicativos Detecta e Vigia Osasco”, explicou.

O Conselho de Notáveis ainda assistiu a um vídeo institucional com todas as obras que estão em andamento na cidade. Na sequência, o chefe do Executivo elencou os investimentos na área de saúde. “Os senhores sabem que aumentamos nosso atendimento de 15 mil para 25 mil. A saúde ainda não está do jeito que quero, mas há tanto os atendimentos primários como na maternidade, onde nascem 600 bebês por mês. Então são números bem altos para atendermos. Vamos fazer o máximo para atender a população. Vamos construir um Hospital Infantil”, anunciou.

As ações de zeladoria e a implantação de iluminação de LED, além dos três Ecopontos inaugurados, também foram elencados pelo prefeito. “Retiramos 476 toneladas de lixo das ruas”, disse. O prefeito também ressaltou a nota 6.1 obtida pela rede municipal de ensino no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a maior da história da cidade.

 

 

Lins falou ainda sobre as ações de cunho social, com a criação de oportunidades e acolhimento. “Não é só de obras que vive uma cidade. Estamos construindo um Albergue para melhor acolher as pessoas em situação de rua; criamos o POT (Programa Operação Trabalho) para inserir essas pessoas na sociedade, por meio do trabalho”.

Para finalizar o encontro, o prefeito anunciou o decreto do governo liberando a AME Ambulatório para Osasco. “Estamos muitos felizes. Vamos concluir também as obras do Fórum e implantaremos em fevereiro de 2020 o Bilhete Único”.

Participaram do encontro, Roberto Nerguesian, da AADC; o empresário Luciano Camandoni; Almir Gomes, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco; Fernando Antiório, do Rotary Club; Marcos Ganen do Rotary Quitaúna; Ronaldo da Comunidade Armênia; Leandro Fogaça, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos; Sérgio Manojo, da ACM; Eduardo Tomanik da loja Maçonica Umuarama; Alexandre Volpiani, Isabel e Leandro da OAB; e Geraldo Setter da Ordem dos Emancipadores.