Desde a sua inauguração, em junho de 2000, o prédio que abriga do Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo José Pedro Raymundo não havia recebido revitalização. Com investimento de R$ 310 mil, o Prefeito Luiz Fernando Machado, entrega o espaço com novo piso emborrachado e o prédio completamente pintado. Os usuários que compareceram à entrega aprovaram as mudanças. A obra qualifica o atendimento da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) para as mais de 700 pessoas que passam pelo local semanalmente. O CECE ainda ganhará dois vestiários e melhorias na acessibilidade.

A entrega para os usuários foi feita na manhã de terça-feira (4). “Esse é um espaço que é referência para a comunidade do bairro. Em toda a cidade, os Complexos Esportivos são usados não somente para o lazer, como espaços promotores de saúde e qualidade de vida. Aqui são ofertadas aulas de várias modalidades, jogos e espaço para práticas corporais promovidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A integração entre educação, esporte e saúde garantem qualidade de vida e desenvolvimento para sociedade”, detalha Luiz Fernando.

Desde sua inauguração, em 2000, o espaço recebe a primeira pintura e revitalização agora, com piso emborrachado que absorve o impacto dos movimentos, segundo o gestor da UGEL, Luiz Trientini. “O espaço ainda contará com a construção de vestiários, para atender toda a população usuária do ginásio e também do campo. Esse é apenas um dos investimentos que estão em andamento pela unidade, com o objetivo de qualificar os equipamentos públicos, fazendo o esporte uma ferramenta para a promoção da saúde e qualidade de vida”, explica o gestor.

Além do Prefeito Luiz Fernando, da equipe da UGEL e dos alunos, os vereadores Faouaz Taha e Rafael Antonucci participaram da apresentação.

Aprovado

No mês de outubro, o CECE será usado pelos atletas do TIME Jundiaí, durante o período em que o município sediar os Jogos Infantis, em outubro, como espaço para o treinamento das equipes para os Jogos Abertos.

Mãe de uma aluna da turma de ginástica artística, Tamara Rafaela Calharona Ferraz, está satisfeita com as iniciativas da UGEL para qualificar os espaços públicos esportivos. “Fico tranquila em saber que minha filha está em um local seguro para a prática esportiva. A Júlia comenta que o piso é melhor para a prática da modalidade, já que elas desenvolvem as performances descalças ou com meias. Com o piso novo, o impacto dos movimentos é amortecido”, detalha.

Dulcineia Aparecida Afonso tem 57 anos e pratica ginástica no CECE a partir do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no CECE José Pedro Raymundo. “As melhorias são importantes e ajudaram muito para a prática das atividades, principalmente para nós. A aula é importante para melhorar a saúde física e mental, já que o encontro, a conversa com as pessoas também faz bem com as pessoas”, detalha.

Nilce Losqui Braga, 67 anos, tem colesterol alto e por isso foi encaminhada pelo médico da Unidade Básica de Saúde Rio Branco a praticar atividades físicas. “A UBS é ao lado. O médico pediu para que eu praticasse atividade física para controlar o problema e já indicou aqui, que é perto da minha casa. Aqui ficou muito bom”, comenta a aposentada.