Prêmio é entregue a profissionais da Secretaria de Saúde de Barueri

Por mais um ano Barueri é reconhecida pelo trabalho que realiza no combate à tuberculose. A entrega do novo prêmio ocorreu no dia 18 de março de 2019 durante o Fórum do Dia Mundial da Tuberculose (celebrado em 24 de março).

O evento, organizado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo, reuniu cerca de 600 profissionais do estado que atuam no combate à doença. Essa premiação ocorre em dois momentos por ano: em março e em setembro. De 2017 para cá, o trabalho realizado por Barueri no setor foi reconhecido em todos os encontros.

Superando as metas

As buscas ativas, conforme explica a diretora de programas da Secretaria de Saúde, responsável pelo Programa da Tuberculose em Barueri, Fabiana Aparecida dos Santos, referem-se a todas as ações desempenhadas para buscar e tratar os pacientes com a doença.

“Estamos sempre alcançando a premiação na intensificação da busca ativa dos sintomáticos respiratórios. Isso me deixa muito feliz, pois significa que estamos buscando os casos que normalmente não viriam até o nosso conhecimento de início, e isso nos leva a uma detecção precoce, interrompe a cadeia de transmissão, melhora a condição do paciente e o tratamento. Também nos mostra o empenho das equipes e a dedicação. Sou muito grata a toda a equipe de tuberculose do município que tem feito um ótimo trabalho”, elogia Fabiana.

Isso não inclui apenas as pessoas que buscam a Unidade Básica de Saúde (UBS) e são diagnosticadas por lá, mas também os casos descobertos pela equipe nas visitas às casas, nas investigações familiares etc. A Secretaria de Saúde do município conta com profissionais voltados exclusivamente a essa tarefa.

“Temos equipes capacitadas e que participam de reuniões periódicas para discussão de casos e dúvidas. Há equipes em todas as Unidades Básicas e também no SAE (Serviço de Assistência Especializada). As buscas ativas são realizadas em todas essas unidades, pelo Consultório na Rua e pelos prontos-socorros. Existe tratamento para tuberculose também em todas as UBSs para que o paciente possa fazer o tratamento o mais próximo da sua residência”, detalha a diretora.

O Programa preconiza que se faça a detecção anual de pelo menos 70% dos casos estimados de tuberculose, que se trate corretamente 100% dos casos diagnosticados e que se cure, no mínimo, 85% dos pacientes. Até a metade do período estipulado, o município já havia alcançado 79% de cura, mas o número vai muito além, já que ainda há pacientes em tratamento correspondente ao período estudado.

Com relação à coleta de exames, no período analisado da última campanha, Barueri tinha que coletar ao menos 136 exames, mas superou a meta, chegando 239.

Sem tuberculose

Barueri possui equipe de atendimento à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratório próprio e até o aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. Com alta sensibilidade, o equipamento indica se o paciente possui resistência ao tratamento e diminui as chances de um laudo falso negativo.