Falta pouco para a formação de mais uma turma no já tradicional curso de Introdução à Gestão Ambiental Urbana, oferecido desde 2009 pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). São mais de 700 educadores ambientais formados até o momento pela capacitação, que recebe procura permanente. As aulas acontecem nas dependências da Fatec do município.

            Na terça-feira (dia 22), aconteceu a última aula técnica, na ocasião ministrada pelo engenheiro Edson Akira Mihara, diretor do Departamento Técnico de Qualidade Ambiental da Sema. Ele ensinou tudo sobre o licenciamento ambiental, chegando até a modalidade municipalizada.

            “O licenciamento ambiental é uma ferramenta preventiva no controle das atividades ou empreendimentos que geram poluição ou que causam impactos no meio ambiente. Destrinchei o tema porque você tem que fazer um conceito do licenciamento ambiental geral, depois tem que trazer ele para o municipalizado para mostrar a atuação de Barueri, principalmente na indústria de transformação, que é a vocação do município”, explica Akira.

            Durante sua aula, Akira detalhou bastante o processo de licenciamento e forneceu informações que, de acordo com alguns alunos, os levaram até a conhecer melhor a cidade onde vivem. É o caso do analista de TI Gerson Leandro Rocco, que disse ter encontrado no curso bem mais do que imaginou. “Sou um apaixonado por assuntos relacionados a reciclagem, reutilização de materiais etc. Quando fiquei sabendo do curso lendo o Jornal Oficial fiquei extremamente interessado. Chegando aqui vi que o curso era muito mais do que pensei. Eles começaram a abordar muito sobre meio ambiente, fauna e flora aqui da cidade, fiquei interessado, achei o curso bem interessante”, relata.

            As visitas técnicas também fazem parte do programa. No encontro anterior, a turma foi conhecer de perto o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Outras fazem parte da formação, como a visita ao aterro municipal, a Cooperyara e o Parque Ecológico, por exemplo.

            Estudante de Segurança do Trabalho, o supervisor de manutenção Samuel Augusto Pascholini decidiu pelo curso para agregar conhecimento nessa área e diz ter valido muito a pena. “Gostei do curso, ele é muito bom, bem técnico e explicativo”, afirma. 

 

 

            Formando educadores ambientais

            Gratuito, o curso faz parte da Política de Educação Ambiental e do Programa Municipal de Educação Ambiental, criado pela Prefeitura de Barueri através da Sema para incorporar a dimensão socioambiental na prática de educadores de todos os níveis e modalidades de ensino e da população em geral, além de qualificar e ampliar os materiais informativos e estimular as práticas de comunicação participativa.

            Conforme explica a equipe, as pessoas têm dificuldade de visualizar as causas e consequências da ação humana no meio ambiente. Fornecer informação qualificada à população oferecendo um panorama do que é a gestão ambiental pública enfocando, especialmente, a realidade de Barueri é o objetivo principal da proposta. As turmas têm cerca de 35 participantes, que se encontram semanalmente em um total de 13 aulas, incluindo ao menos duas visitas técnicas.