A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza, neste sábado (18), ações em continuidade ao combate aos mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e até febre amarela. Desta vez, o bairro que receberá as equipes será a Vila Hortolândia, que registra 64 casos confirmados de dengue, de acordo com o Boletim Epidemiológico, disponibilizado semanalmente no site da Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, a ação será desenvolvida em todo o bairro, durante o dia todo. “As equipes farão a orientação da população sobre a necessidade de eliminar qualquer recipiente que possa acumular água no quintal ou até dentro das residências. Esse acúmulo é o local ideal para que as fêmeas façam a postura de ovos e, criem novas gerações de mosquitos, facilitando a transmissão da doença. A eliminação desses artigos e a limpeza adequada dos bebedouros dos animais com sabão e bucha reduzem os riscos da doença”, comenta.

Jundiaí registra 3.631 notificações de dengue, sendo 1.701 casos confirmados (1.601 autóctones, 94 importados e 6 indeterminados). Outros 459 aguardam resultados. Os bairros com maior quantidade de casos são: São Camilo (404), Novo Horizonte (297), Ponte São João (97) e Vila Nambi (85). Cerca de 80% dos criadouros dos mosquitos transmissores das arboviroses são localizados no interior das residências, por isso, somente com o apoio da população será possível combater as doenças.