Lançado em agosto de 2017, o Programa Forças no Esporte (Profesp) já passou por várias adaptações. Inicialmente, tinha o objetivo de acompanhar crianças e adolescentes no contraturno escolar oferecendo atividades esportivas, apoio educacional, noções de civismo, ações socioassistenciais, acompanhamento familiar e cuidados com a saúde. 

Quase dois anos depois, os 200 jovens que participam do Programa apresentam resultados positivos e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social oferecerá uma oportunidade importante para os jovens maiores de 14 anos. 

O chamado Profesp Elite Aprendiz consiste em capacitar os jovens para o mercado de trabalho, oferecer estágio em setores da Prefeitura e uma bolsa-auxílio.  

Para Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, “o investimento em crianças e adolescentes é essencial para a construção de um futuro melhor e com maior inclusão social”. 

Atualmente o Profesp atende 200 crianças e adolescentes inscritos nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) com aulas de futebol, vôlei, basquete e karatê, além de reforço escolar, oficina de jogos e palestras. Ele é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pelo 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), Grupo Bandeirante e 22° Batalhão Logístico Leve (B LOG L) e conta com os apoios das secretarias municipais de Esportes e Educação. 

Melhorias 

Um levantamento feito com os pais dos alunos do Profesp, mostrou que houve melhorias em todas as áreas. 100% estão frequentando a escola, o que é um pré-requisito do programa; 95% demonstraram mais disposição para fazer atividades físicas; mais de 80% declararam que houve melhorias em relação à convivência/ respeito com os adultos, melhoria no desempenho escolar, aumento da autoestima e redução de atitudes agressivas.