A área pública de 3,4 mil metros quadrados, localizada na avenida Humberto Cereser, no Jundiaí Mirim, passa, a partir desta segunda-feira (13), a ser o canteiro de obras da Nova UBS Jundiaí Mirim, que será construída a partir de contrapartida de empreendimento imobiliário da região. O prazo para conclusão do prédio de 430 metros quadrados, de acordo com a empresa, é até dezembro próximo. Moldada a partir do modelo de ambiência de atendimento humanizado, resolutivo e acessível, a unidade contará com os programas “Guardião da Saúde” e “Posso Ajudar”. Além da qualificação no serviço, o atendimento odontológico será ampliado para todas as idades, passando para o sistema universal.

Prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado do coordenador de Obras da UGISP, Ademir Pedro Victor e o Gestor da UGSP, Tiago Texera, visitaram canteiro de obras

“A Nova UBS Jundiaí Mirim é uma demanda com 27 anos de solicitação da população. A Saúde e a Educação são pilares da nossa administração, por isso, as contrapartidas que chegam são direcionadas para esses setores, que são prioritários. Aqui, o investimento será de aproximadamente R$ 1,7 milhão, em um prédio de 430 metros quadrados, com consultórios, sala para agentes comunitários, dois consultórios odontológicos, escovódromo e além dos demais departamentos necessários para o funcionamento do equipamento de atenção básica, em área acessível para pessoas com mobilidade reduzida e ou idosos”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado, que visitou o canteiro na manhã de segunda-feira (13).

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, outra novidade que será implantada com o funcionamento do novo prédio será o acréscimo de agentes comunitários de saúde para a área adscrita. “Temos 11,8 mil usuários cadastrados, sendo 6,9 mil ativos. Com os agentes comunitários será possível identificar as necessidades de cada região e direcionar atividades específicas. É uma forma de promoção da saúde ativa”, detalha.

O anúncio do reinício da obra – paralisada em 2013 após a empresa vencedora da licitação desistir da construção – foi anunciado em encontro com moradores do bairro, na noite de segunda-feira (6). A Nova UBS Jundiaí Mirim, assim como a Nova UBS Jardim do Lago, estão sendo construídas a partir de contrapartidas de empreendimentos imobiliários. A Emeb Joaquim Candelário de Freitas também recebe o mesmo modelo de investimento para a construção, que já está em andamento.