A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), implantou o primeiro Espaço Árvore. O projeto-piloto foi executado na calçada da Etec local, na rua Raul Makaiossi Honda. O início foi em julho, mas o plantio das oito mudas de espécies nativas aconteceu em agosto. 

Trata-se de uma iniciativa do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que busca garantir condições mínimas adequadas ao local de plantio das mudas de árvores para que possam crescer e se desenvolver em todo o seu potencial.  

O Espaço Árvore estabelece medidas mínimas para a abertura das covas nos passeios públicos e só é possível de ser implantado em calçadas com dois metros de largura no mínimo, já que a proporção exigida não pode comprometer a acessibilidade e a circulação dos pedestres.  

A iniciativa traz várias vantagens. O aumento da infiltração da água no solo, a minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do solo, a retenção de resíduos e infiltração da água da chuva, o aumento da fixação da base da árvore, o reabastecimento do lençol freático e o embelezamento da cidade são apenas alguns deles.  

Após esse primeiro plantio, que marcou a implantação do projeto, a Sema está elaborando um cronograma para que novos espaços, como calçadas e prédios públicos, recebam mudas e marquem uma nova era em que o espaço urbano seja enriquecido com a natureza e sua harmonia e sustentabilidade.