Não faltou animação para o público que compareceu à primeira edição do ano do Domingo no Parque, um evento sob a batuta das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), com apoio das Unidades de Esporte e Lazer (UGEL) e de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), através dos jogos infantis promovidos pelo Procon (Proteção e Defesa do Consumidor).

Realizado no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), o evento coincidiu com o dia de vigência da Tarifa Social, quando a passagem de ônibus custa apenas R$ 1,00 – e começa sempre com a apresentação da zumba do Agita Jundiaí e até as 17 horas segue reunindo atrações diversas para toda a família, incluindo as barracas de comida do varejão e as de artesanato, do programa Jundiaí Feito à Mão.

“Privilegiamos sempre trazer atrações que busquem a interação da família como um todo”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni. “Por isso, cada vez mais temos brincadeiras do projeto “Ruas de Brincar” e menos brinquedos infláveis, já que estas atrações proporcionam menos interações com os adultos. A ideia é que as crianças tenham brincadeiras como o jogo de xadrez gigante, a brincadeira do lenço, ou seja, brincadeiras tradicionais de rua, para que os pais possam brincar junto também”, explicou.

Pela segunda vez visitando o Domingo no Parque, a moradora da Vila Comercial Tatiana Biano foi acompanhada dos filhos Ana Julia e Kaique para curtir as atrações do evento. “Acho que é uma ótima ideia porque é um evento bem familiar, que contribui para tirar a gente de casa e as crianças da frente do celular”, disse. A sobrinha Tatiane Martimiano também estava junto, acompanhada de sua filha Nicole, e ficou feliz ao ser informada que este domingo era dia de Tarifa Social no transporte coletivo. “Eu não sabia que hoje era o dia da tarifa social e vim para cá usando um aplicativo de táxi. Mas agora que sei que o Domingo no Parque sempre coincide com esse dia, virei sempre de ônibus porque fica muito mais barato”, contou.

Geladeira Literária e cachorrinhos pelo Parque

André Pacheco e a cadelinha da família, Cacau: “Agora que sei que ela pode vir junto, estaremos aqui todo mês”

Assim como já existe nos terminais rodoviários, o projeto da Geladeira Literária – que consiste no empréstimo gratuito de livros disponíveis em cada terminal – também é levado pela UGC aos eventos do “Domingo no Parque”. “As pessoas podem pegar o livro aqui e, quando terminarem a leitura, devolver em qualquer um dos terminais rodoviários”, lembrou o gestor Marcelo Peroni. Para Nilza de Fátima Masson, que já está acostumada a utilizar a Geladeira Literária nos terminais, o projeto é uma ótima ideia para estimular a leitura. “As pessoas não estão acostumadas, mas eu adoro ler desde os meus 15 anos. Sempre que quero um livro, pego um para mim e outro para a minha filha”, disse ela, ao exibir os títulos que levou emprestado: “A Ilha do Tesouro” e “Pássaros Feridos”.

Nilza Masson aproveitou o Domingo no Parque para levar mais dois livros para casa: “Já utilizo a Geladeira Literária nos terminais”