Entre segunda (29) e terça-feira (30), a Assessoria de Políticas para a Mulher promoveu a “Oficina Violetas, Cinema e Ação”, que tem como objetivo discutir políticas de enfrentamento da violência contra a mulher. Participaram da atividade 40 servidores de várias Unidades de Gestão da Prefeitura, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Poder Judiciário e da Delegacia dos Direitos da Mulher.

A assessora municipal Penha Maria Camunhas explica que a realização da oficina foi o primeiro passo para iniciar o trabalho em rede, que é o objetivo principal da assessoria. “Ações interligadas têm uma eficácia maior. O Jogo Violetas, apresentado durante a oficina, é uma potente ferramenta para a discussão do enfrentamento da violência contra a mulher”, afirma. “Foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre questões de gênero e violência de gênero”, completou.

O Violetas é um jogo de tabuleiro cooperativo e estratégico, no qual cada jogador representa o papel de um personagem (educador, operador de direito, integrante de políticas públicas, profissional da saúde, da assistência social). O objetivo é promover a aprendizagem e o compartilhamento de experiências entre os sujeitos sociais que participam das políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres, propiciando sua qualificação profissional. “A atividade tem, também, a capacidade de promover a participação e a interação entre todos os jogadores”, completa Penha.