O Parque Ecológico de Barueri possui mais de um milhão de metros quadrados e é dividido em duas áreas: o centro de lazer e a Área do Russo. Essa segunda é restrita a visitas monitoradas sob os olhares atentos dos educadores ambientais, já que se trata de área de preservação permanente. O nome faz alusão a um homem de apelido “Russo”, segundo contam, responsável por aquele território até a publicação do decreto do Governo do Estado de São Paulo, em 1976, que desapropriou o local para a criação do Parque.

            Com aproximadamente 207 mil metros quadrados, a Área do Russo é considerada um precioso registro da biodiversidade local, já que abriga diversas espécies de plantas e animais típicos da região. Dentre seus pontos mais marcantes estão os três lagos remanescentes da retificação do rio Tietê.

“Essa é a área mais importante do Parque, pois é a que abriga as diferentes espécies nativas, dentre elas árvores antigas de preservação e várias espécies de animais. Além do seu valor ecológico, também tem muito valor histórico, pois guarda um braço do rio Tietê”, explica o gestor ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Walter Geraldo de Oliveira.

            Composta por um bosque, a Área do Russo é rica em biodiversidade. Ela guarda animais domésticos e silvestres. Patos, gansos, galinhas, coelhos misturam-se a espécies nativas e exóticas entre aves, mamíferos, répteis e peixes. O local fica em uma área externa ao Parque e, protegida, é mantida pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada, já que faz divisa com o Residencial 2 de Alphaville.

             Uma trilha no meio do caminho

             Embora não esteja ligada à Área do Russo, uma trilha fica dentro de um remanescente de Mata Atlântica ainda existente no município: uma floresta em recuperação sem qualquer tipo de intervenção do homem.

            Com um percurso de aproximadamente 600 metros, é feita de obstáculos naturais, desníveis, troncos caídos e uma descida com uma escada natural formada por raízes de árvores no final do caminho, o que a torna imprópria para crianças pequenas, idosos e pessoas com a mobilidade reduzida, por isso só pode ser explorada com agendamento e monitoria. “A passagem é muito aprazível e desbravadora, principalmente acompanhada por monitor que pode explicar sobre a formação das árvores e do terreno explorado”, informa outro gestor ambiental da Sema, Thiago Alves Lopes.

            Serviço

            O Parque Ecológico de Barueri fica na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e aos finais de semana e feriados das 9 às 17h.