A beleza das aves brasileiras é realmente de se admirar. Toda a variedade de cor, plumagem e tamanho, que até mesmo a Disney já retratou em um desenho com a cara do Brasil. Essa beleza que atrai a tantos se torna perigosa quando cai na mão de criminosos que capturam aves silvestres para mantê-las em cativeiro.

            Essa semana, a Guarda Ambiental de Barueri foi acionada para recolher uma arara-canindé que tinha cerca de 80 centímetros de comprimento e cauda longa. A ave foi encontrada no estacionamento de um condomínio no bairro 18 do Forte e estava presa em uma caixa de papelão.

            Encaminhada ao Cetas Barueri (Centro de Triagem de Animais Silvestres), a arara recebeu os cuidados necessários e está em quarentena, procedimento padrão para os animais silvestres que são recolhidos em áreas urbanas. A ave não apresentou sinais de maus-tratos, mas possuía na pata direita uma argola sem identificação, que aparentemente não se trata da anilha fornecida pelo Ibama (órgão federal que atua na proteção dos animais).

            Embora a espécie seja apreciada como ave de gaiola, a arara-canindé está em fase de extinção.