A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) adquiriu um equipamento importante para a realização de avaliações periódicas dos atletas do TIME Jundiaí: a plataforma de salto (Elite Jump). O aparato afere a capacidade neuromuscular dos esportistas e, com isso, indica como o atleta está respondendo aos estímulos do treinamento de forma a garantir o máximo da capacidade, evitando a fadiga muscular crônica. A partir dos usos, será montado um banco de dados para a análise da evolução dos atletas de forma individual.

Plataforma de salto auxilia na determinação de treinamentos adequados que garantam maior rendimento e menor fadigaDe acordo com a diretora do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, Rita Orsi, a aquisição é uma conquista almejada há tempos.

O investimento na plataforma de salto, de R$ 8.400 mil, atenderá a todos os atletas do TIME Jundiaí, aferindo a potência muscular de cada atleta. A partir dos dados, o sistema montará um banco de informações. Isso oferecerá a oportunidade de estabelecer comparações de rendimento, ano a ano. Os cálculos também apontam se o plano de treinamento estabelecido para cada atleta está adequado, aquém ou acima do necessário”, detalha Rita Orsi.

Ainda, de acordo com a diretora, o aparelho também poderá ser usado para a busca de novos talentos para as equipes. Muitas vezes, as crianças e jovens acabam buscando apenas determinadas modalidades, porém podem apresentar potenciais para outras, analisa.

De acordo com Bruno Mazzuco, um dos responsáveis pelo desenvolvimento das avaliações específicas, o equipamento proporciona diferencial para a cidade. “Esse é mais um investimento que, junto com os exames e as medições de capacidade física, auxiliará as equipes a monitorar os estímulos de treinamento ao longo da temporada”, explica. As análises iniciaram nesta semana. Pela praticidade do equipamento, as aferições estão sendo realizadas em vários Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs).