Para celebrar o Dia Mundial da África (25 de maio), a Prefeitura de Jundiaí promove o African Day, que terá início na noite do dia 21, terça-feira, voltado à Educação, e prossegue na manhã do dia 22, direcionado à realização de negócios com países africanos. O African Day é uma ação conjunta entre a Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), o Departamento de Formação da Unidade de Gestão da Educação (UGE) e a Assessoria de Cooperação Internacional. As inscrições podem ser feitas neste link.

No dia 21, a partir das 18h30, no Auditório Elis Regina (Complexo Argos) será realizada uma palestra com a embaixadora Irene Vida Gala sobre a importância de lecionar história e cultura afro-brasileira para as crianças. Ela também irá discorrer sobre sua experiência diplomática no continente africano, bem como o desafio do entendimento do que é África à população brasileira. O objetivo é destacar a importância dos ensinamentos sobre a África nas escolas municipais, conforme institui a Lei 10.639/2003, que inclui no currículo da rede pública de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Também haverá palestra do comendador José Ferreira de Moraes sobre a falta de representatividade e conhecimento em assuntos que envolvem o continente africano. O evento será o início de uma série de vivências que abordarão o tema “Diáspora Africana”, como visitas ao Museu Afro Brasil no Parque do Ibirapuera em São Paulo, à comunidade Quilombo de Brotas, em Itatiba, e à FAZP – Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, entre outros. Interessados em assistir às palestras podem ser inscrever neste link. As vagas são limitadas.

Na quarta, dia 22, será a vez do “African Day – Doing Business With Africa”, um evento no auditório do Paço Municipal voltado a empresários e empreendedores que irá mostrar oportunidades de negócios com os países africanos. O encontro, resultado de uma ação conjunta com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), tem o apoio do Sebrae, Ciesp Jundiaí e Associação Comercial de Jundiaí. As inscrições são gratuitas.

O assessor especial de Cooperação Internacional, Carmelo Paoletti Neto, explica que a prefeitura conta com o programa “Exporta Mais Jundiaí”, que visa incentivar a geração de negócios. “O African Day vem ao encontro desse objetivo, abrindo espaço para prospecção de oportunidades”, afirmou.

O “African Day – Doing Business With Africa” será realizado das 8h30 ao meio-dia, e contará com palestra de Sérgio Pereira, especialista em África do IBREI, que irá abordar dificuldades em fazer negócios com os países africanos, e apresentação de oportunidades de negócios com José Rubens Maroni, cônsul honorário de Botswana, e Sérgio Rosset, cônsul honorário da Namíbia. Ligia Contursi, assessora de Cooperação Internacional da prefeitura de Jundiaí, explica que a economia desses países consiste basicamente na extração de minérios – a Namíbia é ainda exportadora de diamantes – e ambos praticamente não contam com indústrias locais, comprando diversos produtos de outros países. “Esse encontro também será uma boa ocasião para fazer networking”, afirma.

Mais informações pelos telefones 4589-8494 ou 4589-8978.