Os 20 Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos (CECEs) de Jundiaí atenderam em 2018 a 106.740 pessoas que fizeram uso de quadra, ginásio, ou campo a partir de cessão de espaço. O número representa pouco mais que um quarto da população de Jundiaí, estimada em 414.810, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa crescimento de 19% em relação ao ano de 2017, que registrou 90.070 pessoas.

De acordo com o assessor especial de da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Felipe Cunha, o número de frequentadores é ainda maior. “O Esporte de Jundiaí tem números superlativos. Além desse total, ainda contamos com o fluxo das pessoas que usam os espaços com caminhadas, passeios, atividades físicas e esportivas, sem a necessidade de reserva. Entendemos o esporte como fator de desenvolvimento humano e temos por missão universalizar o acesso as atividades físicas e esportivas no Município e a oferta dos equipamentos públicos esportivos vai ao encontro deste objetivo. O esporte contribui para que as pessoas sejam protagonistas em suas vidas” detalha.

A contabilidade da UGEL registra o aumento nas cessões de uso de ginásios em 18%, ampliando para 3.073 em 2018, contra 2.599 em 2017. “Na quadra de grama sintética de futebol society, instalada no CECE Francisco Dal Santo, entregue para o uso em outubro de 2017, teve crescimento de 132% apenas na comparação do último trimestre dos dois anos. No entanto, o espaço foi cedido por 982 vezes no ano passado”, detalha.